Personalidades dão bons exemplos de empreendedorismo.
No primeiro “Fantástico” de 2012, o empresário Eike Batista, o homem mais rico do Brasil, falou sobre sua vida profissional e deu algumas dicas de como obter sucesso nos negócios. Entre elas estão ter uma boa ideia, elaborar um plano de negócio, cobrar resultados e contar com a ajuda de sócios com habilidades complementares à sua.
Outra dica valiosa que o mercado exige sempre é versatilidade. E um dos setores que exige muito essa qualidade é o artístico. Como é difícil ter trabalho o ano todo, muitas celebridades fazem atividades paralelas em tempos de “vacas magras” para garantir o sustento.
Um bom exemplo é a atriz Silvia Pfeifer. A artista, sem convites para trabalhos na TV há quase dois anos, decidiu mostrar seus dotes culinários e vender brownies. Ela não pretende largar a carreira de atriz, mas entre um trabalho e outro, usa o seu tempo de forma mais produtiva.
Segundo dados do GEM 2010 (Global Entrepreneurship Monitor) divulgados em janeiro de 2011, 110 milhões de pessoas de 59 países, inclusive do Brasil, estavam focadas em abrir uma empresa em 2010. E para quem deseja aumentar esse número, o presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias, Batista Gigliotti, complementa as dicas de Eike Batista:
- Tenha autoconfiança. Antes de qualquer pessoa, o próprio empresário precisa confiar na sua ideia;
- Comprometa-se com o projeto. Abrace os desafios e tenha foco para superar todos eles;
Seja pró-ativo. Procure estar à frente das tendências para surpreender concorrentes e os clientes;
- Tenha ciência dos riscos. Eles existem sempre. Se você souber bem quais são eles, saberá minimizá-los.
Créditos: Bolsa de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário